Vedações e juntas de borracha
Vedações e juntas de borracha
As vedações e juntas de borracha produzidas pela TOP TEC são fabricadas de acordo com as especificações determinadas para cada aplicação. São produtos elaborados sob demanda, conforme normas e especificações de cada projeto, com opções de fabricação em diferentes geometrias e variadas dimensões. A partir de compostos especiais, fabricados sob os mais rigorosos sistemas de controle no processo, em uma estrutura fabril dotada de alta tecnologia e equipe altamente capacitada, as juntas elásticas e vedações TOP TEC são dispostas ao mercado para assegurar a qualidade e confiança em instalações que exigem alto desempenho de seus componentes. Uma vasta gama de produtos está disponível para aplicações em tubulações, pistões, dutos ou calhas transportadoras, em instalações industriais ou na construção, nos mercados de mineração, de siderurgia, da indústria fabricante de equipamentos, indústria naval, indústria citro alcooleira, construção civil, indústria de petróleo e gás, entre outros.
A TOP TEC também oferece alternativas, com elaboração de formulações a base de distintos elastômeros. Elas resultam em compostos nobres processados sob o mais absoluto rigor na qualidade e controle. Dentre as bases elastoméricas disponíveis, destacamos:
- Borracha Natural (NR), clique para mais informações...
Borracha Natural (NR)
A Borracha Natural (NR), possui como características principais, a excelente resistência à fadiga e à propagação de fendas, a reduzida histerese, a elevada resiliência, e a aderência eficaz aos metais. Os vulcanizados de borracha natural também possuem propriedades físicas destacadas comparadas aos demais elastômeros, quando entre as exigências requeridas encontra-se a resistência a tração combinada com elasticidade.
Além das características mencionadas, os produtos produzidos com borracha natural apresentam razoável resistência ao calor – até 80-90 °C, e boa flexibilidade a baixas temperaturas – até cerca de -55 °C. Apresentam resistência limitada ao envelhecimento, não são resistentes aos agentes oxidantes como por exemplo, os óleos minerais e os ácidos nítricos. Sua produção alcança números expressivos no Mundo, e sua principal aplicação se dá na indústria de pneus e na produção de peças técnicas que necessitam resistir ao envelhecimento e ao calor.
- Borracha de Policloropreno (Neoprene - CR), clique para mais informações...
Borracha de Policloropreno (Neoprene – CR)
A borracha de Policloropreno é conhecida popularmente pelo nome de Neoprene, marca registada da empresa americana DuPont, que desenvolveu este tipo de borracha, e foi durante anos, o único fabricante deste elastômero no Mundo. Atualmente, há outros renomados fabricantes de policloropreno no Mundo, como: A Lanxess, ligada ao grupo alemão BAYER, a conceituada empresa japonesa DENKA, entre outros. Ao longo dos anos, uma grande variedade de tipos de Policloropreno foi desenvolvida, a fim de atender as necessidades da indústria.
Os produtos produzidos com borracha de Policloropreno ( Neoprene – CR), possuem como características principais, a resistência ao intempérie, ao ozônio, à fadiga e à propagação de fendas, além de serem pouco inflamáveis e de possuírem baixa deformação permanente. São caracterizados também por suportarem temperaturas entre as faixas de – 40 °C a 100 °C, ou ainda, por breves períodos, a temperatura de 120 °C. A permeabilidade ao gás é muito inferior ao de borrachas como a NR, IR e SBR, aproximando-se da permeabilidade das borrachas de acrilonitrilo butadieno (NBR).
No que se refere á resistência química, os produtos produzidos a partir de compostos a base de policloropreno apresentam bons resultado quando expostos aos óleos parafínicos, uma média resistência química aos hidrocarbonetos alifáticos e óleos naftênicos , e uma baixa resistência aos solventes polares, aos hidrocarbonetos clorados e aromáticos.
- Borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM), clique para mais informações...
Borracha de Etileno-Propileno-Dieno (EPDM).
Este elastômero faz parte do grupo das “borrachas de etileno-propileno”. Ou seja, pertence ao grupo que reúne duas variedades de borrachas: os terpolímeros e os copolímeros. Este elastômero também possui diferentes classificações.
As propriedades presentes nos vulcanizados de EPDM dependem do sistema de vulcanização aplicado, seja ele baseado em peróxido ou enxofre, e do tipo de EPDM utilizado.
Normalmente estas peças possuem ótima resistência ao envelhecimento, e á exposição tanto ao calor como a baixa temperatura. Também apresentam boa elasticidade, excelente resistência à oxidação, à intempérie, à luz solar, possuem bom poder isolante, entre outros.
- Borracha de Butadieno Estireno (SBR), clique para mais informações...
A Borracha de Butadieno Estireno (SBR)
A Borracha de Butadieno Estireno (SBR), é produzida a partir de dois monômeros, o butadieno e o estireno.
Podemos afirmar que a borracha SBR, é sem dúvida a borracha sintética mais utilizada e conhecida no mundo.
Os produtos vulcanizados com SBR suportam uma maior exposição a altas temperaturas (100 °C), bem como possuem maior resistência à abrasão, quando comparados aos artefatos produzidos com a borracha natural (NR). No entanto, possuem uma menor flexibilidade e elasticidade a baixas temperaturas (até cerca de -50 °C). São muito freqüentes os compostos combinados entre a borracha de butadieno estireno (SBR), e a borracha natural (NR).
- Borracha Nitrilica (NBR), clique para mais informações...
Borracha Nitrilica (NBR)
A Borracha Nitrilica (NBR) tem como principal característica, a resistência as agressões causadas pelo óleo e pelos solventes. Além das propriedades mencionadas, a borracha nitrílica também apresenta boa resistência à abrasão e a alta temperatura. Os compostos produzidos a partir deste elastômero, normalmente apresentam propriedades físicas elevadas. Os artefatos mais encontrados são as vedações, anéis, gaxetas, entre outros.
- Borracha de Polibutadieno (BR), clique para mais informações...
Borracha de Polibutadieno (BR)
A Borracha de Polibutadieno (BR) também é denominada simplesmente de borracha de butadieno.
O BR é uma borracha sintética que proporciona aos produtos finais vulcanizados características de boa elasticidade, boa resistência à abrasão, resistência ao calor superior à dos vulcanizados de NR e semelhante à dos vulcanizados de SBR. Também caracteriza-se quando misturadas á outros elastômeros (NBR, SBR, NR, IR, CR ) por possuir propriedades de maior resistência à fadiga por flexão, flexibilidade a baixas temperaturas, maior resistência ao envelhecimento, entre outros.
- Borracha de Silicone (Q), clique para mais informações...
Borracha de Silicone (Q)
A Borracha de Silicone (Q), cujas categorias dividimos em três grupos. O primeiro é o vulcanizável a quente ou HTV – high temperature vulcanizing. O segundo é o vulcanizável a frio ou RTV – room temperature vulcanizing. E finalmente, a borracha de silicone líquida ou LSR -liquid silicone rubber. As borrachas de silicone são normalmente vulcanizadas por calor na presença de peróxidos orgânicos.
Os produtos vulcanizados de silicone destacam-se por sua excelente resistência ao calor, pela sua estabilidade e flexibilidade a baixa temperatura, pela sua ótima resistência ao oxigênio, e pelas suas características de bom isolador elétrico. Também possuem boa resistência química ao combustível do tipo alifático, à óleos de motor, à óleos e massas de natureza animal e vegetal, à soluções salinas diluídas, entre outros.
As borrachas de silicone possuem múltiplas e destacadas aplicações. Seu emprego é primordial na produção de artigos médicos e farmacêuticos. Está fortemente presente nas indústrias alimentícias, indústrias naval, e automobilística. São também muito encontrados diafragmas, tubos, mangueiras, e componentes eletrônicos produzidos com silicone.
Outros elastômeros poderão ser utilizados em nossas composições. A TOP TEC personaliza seu atendimento e oferece para cada cliente, sua solução específica e individualizada.
Consulte-nos. Teremos a maior satisfação em atendê-lo.